• Endereço:  Porto Seguro - BA, 45810-000, Caraiva, Bahia, Brazil
  • Telefone:  +55 73 9858-1776

O que fazer em Caraíva

O que fazer em Caraíva
A Pousada
Comodidades

O que fazer em Caraíva

Escolher um lugar entre o rio e o mar e simplesmente relaxar ou aproveitar todas as opções do que fazer em Caraíva. Não tem regra!

Caraíva é um destino perfeito tanto para quem prefere paz e sossego quanto para quem curte passeios, badalação e vida noturna.

 

A praia de Caraíva

 

Quilômetros tranquilos de praia, rodeados de restinga e coqueiros. Se quer sossego, caminhe um pouco na direção sul. Você irá encontrar longos trechos desertos até avistar um conjunto de pedras, chamadas de ‘Pedra do Nego’. Na maré baixa, ali formam-se piscinas naturais, ótimas para banho.

Caminhando no sentido oposto, há várias opções de bares de praia, com drinks, petiscos, pratos típicos e um clima mais badalado.

No mar, quando tem vento forte, verá vários praticantes de kitesurf.

Para quem gosta de yoga, na Pousada Lagoa e na Pousada da Barra sempre há opções de aula pela manhã e retiros ao longo do ano.

Seguindo pela praia, chegará a Praia da Barra, onde o rio se encontra com o mar.

 

 

Praia da Barra: o encontro do rio com o mar

 

Considerada uma das melhores praias do Brasil,a Praia da Barra é um dos cartões postais de Caraíva. Cadeiras de madeira, sob tendas de tecidos coloridos, são colocadas de frente para o rio ou para o mar. Você escolhe.

As barracas servem côco, drinks e cerveja gelada. Se der fome, Sr. Antônio tem o melhor queijo coalho com melado de cana e o Ivan passa com seus salgados.

Na maré baixa, o rio mantém suas características, adentrando o mar. Quando a maré sobe, o rio é invadido pelo azul do mar. De um jeito ou de outro, não tem quem não goste dessas águas calmas, perfeitas para praticar stand up ou caiaque.

Se ficar até o fim de tarde, aproveite para assistir ao pôr do sol. É magnífico.

O pôr do sol e pontos turísticos

 

Na Barra ou em qualquer lugar na frente do rio, não deixe de assistir ao pôr do sol.

Na beira do rio também estão a maioria dos restaurantes da vila. Um dos mais disputados é o Boteco do Pará. Com mais de trinta anos de existência, oferece o famoso pastel de arraia.

Outro point para curtir o fim de tarde é o Restaurante CoMUNE.

Ali perto está a casinha com a frase ‘Sorria você está em Caraíva’, pare e faça a foto clássica.

Também reserve momentos para caminhar entre as ruas cheias de espécies da flora e fauna nativa. Aprecie a simplicidade e beleza das casinhas coloridas.

Não deixe de conhecer a Igreja de São Sebastião de Caraíva, do século XVI, considerada uma das mais antigas do Brasil. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi construída com óleo e ossos de baleia.

 

Passeios em Caraíva

 

Entre os passseios em Caraíva, com 3 km de caminhada, está a Praia do Satú, de água cristalina. Mais adiante, está a Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil.

No sentido oposto, indo de buggy, você conhece a paradisíaca Corumbau.

Descer o Rio Caraíva de boia, partindo da Prainha, é uma opção de passeio diferente e relaxante, que agrada todas as idades.

E não deixe de visitar o Centro Cultural Porto do Boi, reserva indígena Pataxó, onde poderá vivenciar a cultura local.

 

Quando a noite cai em Caraíva...

 

Opções do que fazer a noite em Caraíva não irão faltar. A pouca luz e o clima charmoso são convidativos para sair para jantar e ouvir uma música ao vivo. Os restaurantes servem desde uma tapioca caprichada à pratos elaborados pelos chefs locais.

Quem gosta de estender a noite encontrará clima animado no Beco da Lua. O forró de Caraíva é famoso. São duas casas: o Forró do Ouriço e o tradicional Forró do Pelé. A bebida mais pedida: Netuno.

Ainda acontecem sambas e outras festas.

A programação fica intensa no verão.

Revéillon, Carnaval e São João em Caraíva também são imperdíveis.

O céu em Caraíva é um espetáculo a parte, considerado o mais estrelado do Brasil. Se estiver na vila no período da lua cheia, não deixe de vê-la nascer no mar e de celebrar a sua chegada no Awê, ritual nas comunidades indígenas do Porto do Boi ou Barra Velha.

:
\